
Apocalipse 11 Depois disso recebi uma régua de medir, parecida com um caniço, e me disseram:
— Levante-se, tire as medidas do Templo de Deus e do altar e conte as pessoas que estão adorando no Templo. 2 Porém não tire as medidas do pátio exterior do Templo, pois esse pátio foi dado aos pagãos, que pisarão a Cidade Santa durante quarenta e dois meses. 3 Eu enviarei as minhas duas testemunhas, vestidas com roupa feita de pano grosseiro, e elas anunciarão a mensagem de Deus durante mil duzentos e sessenta dias.
4 As duas testemunhas são as duas oliveiras e os dois candelabros que estão em pé diante do Senhor do mundo inteiro. 5 Se os seus inimigos tentam maltratá-las, sai fogo da boca dessas duas testemunhas e acaba com eles. Assim, quem quiser maltratá-las precisa ser morto. 6 Elas têm autoridade para fechar o céu a fim de que não chova durante o tempo em que anunciam a mensagem de Deus. Têm autoridade também sobre as águas para que virem sangue. Têm autoridade ainda para ferir a terra com todo tipo de pragas, quantas vezes quiserem.
A palavra “justiça” é escrita pelo menos 558 vezes na Bíblia, então podemos ver que é um assunto extremamente importante.
Justiça é caminhar sempre no caminho certo, sem pecar para não ser maculado. Verdadeira justiça é natureza divina. Caminhar sempre no caminho certo; a maneira perfeita para fazer isso.
Isso faz com que a justiça seja inatingível para nós? Não! Pedro diz: “… Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina,…” 2 Pedro 1:4. Em outras palavras, nos é prometido que nós mesmos podemos ter natureza divina – nós mesmos podemos nos tornar justos! Então, temos algo a seguir, e vai levar uma vida inteira para que possamos persegui-lo até que se torne completo em nós. Mas, enquanto isso, podemos ser justos na medida em que temos luz, revelação de Deus e compreensão. Tudo o que temos a fazer é viver em obediência à fé.
“Assim diz o Senhor, o teu Redentor
o Santo de Israel:
‘Eu sou o Senhor teu Deus,
que te ensina o que é útil
e te guia pelo caminho em que deves andar.
Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos
então seria a tua paz como o rio,
e a tua justiça como as ondas do mar!.’”
Isaías 48:17-18
Praticar a justiça
Para mim, no meu dia-a-dia, praticar a justiça é fazer a vontade de Deus quando Ele opera em mim. Como eu sei qual é a vontade de Deus para minha vida? Através do Espírito Santo, quem é meu Ajudador e Guia. Eu devo andar no Espírito e não cumprir as concupiscências da carne. Em outras palavras, devo ser obediente ao Espírito, e isso me levará a não fazer minha própria vontade, mas a vontade do Pai. Então o fruto do Espírito cresce em minha vida. E qual é o fruto do Espírito? Justiça pessoal. Quando eu esvazio minha própria justiça – o pecado em minha carne – o resultado é que a justiça pessoal é substituída.
“(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);.” Efésios 5,9.
O que Deus requer é apenas que eu seja fiel na medida em que tenho luz e na medida em que entendo. Deus não exige mais de mim de que eu seja fiel à luz que tenho. Mas então, como sou fiel em andar na luz, a área de luz para mim pode crescer e aumentar, e posso ter um desenvolvimento glorioso naquilo que é bom. “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Provérbios 4:18.
Mas não há quem seja justo?
“Não há um justo, nem um sequer.” Romanos 3:10. Isso não significa que é assim que temos que permanecer. Nascemos iníquos por natureza, cheios de egoísmo e vontade própria. Temos concupiscência e desejos em nossa carne que nos levam a cumprir nossa vontade, em vez de buscar e fazer a vontade de Deus. Essa é precisamente a razão pela qual temos que buscar a justiça com todos os nossos corações para que possamos nos tornar justos. Esse é o evangelho de Cristo – para que possamos ser santificados e transformados e sermos justificados.
Isto não é para sugerir que nós mesmos fazemos isso. É somente pelo trabalho do Espírito Santo em nossas vidas que podemos fazer qualquer coisa para nos tornar justos. Ele nos convence do pecado que temos de desistir e vencer, e então Ele nos dá o poder para fazê-lo. E à medida que a injustiça é conquistada em nossas vidas, nós na verdade nos tornamos mais amorosos, mais pacientes, mais justos, mais gentis, mais humildes, mais generosos. Em outras palavras, a retidão aumenta! Tudo isso é através do poder do Espírito, mas nós mesmos devemos, pela fé, concordar quando o Espírito nos convence. Nós mesmos temos que ser obedientes aos Seus sussurros e entregar nossas próprias vidas, desistindo de nossa própria vontade, para que a vontade de Deus possa ser feita. Esta é uma obra de fé. (Romanos 8: 12-14)
A fé não tem nada a ver com minha própria força ou com minhas próprias obras humanas. É Deus quem trabalha em mim tanto para querer quanto para fazer, e a glória vai para Deus. Ele pode ser glorificado pela minha fé e pela justiça resultante. (Filipenses 2:13)
O que a Bíblia fala sobre injustiça?
Deus não se alegra com a injustiça. A Bíblia mostra que todo pecado é injustiça. Todo crente deve se dedicar à justiça rejeitando toda forma de injustiça em sua vida.
Como a palavra indica, injustiça é o contrário de justiça. A justiça é tudo que é certo e apropriado, logo injustiça é aquilo que é errado ou inapropriado. Por exemplo, injustiça tanto é cometer um crime quanto aplicar uma pena excessiva pelo crime.
Deus é perfeitamente justo. Ele não tolera a injustiça (Salmos 5:4). Em tudo que Ele faz, até mesmo nos castigos que aplica, Deus é sempre justo. Em Sua ira, Deus nunca comete injustiça.
Quem comete pecado comete injustiça, porque quebra as regras justas de Deus. Por isso, o pecado merece castigo. No entanto, em Sua justiça Deus também é misericordioso. Ele oferece uma segunda oportunidade a todo aquele que se arrepende e crê em Jesus (1 João 1:9). Quem se converte começa um compromisso com Deus e com Sua justiça.
Quem ama não quer cometer injustiça. O verdadeiro amor se revela no compromisso com a verdade e a justiça (1 Coríntios 13:6).
Como combater a injustiça?
A Bíblia diz que aqueles que anseiam pela justiça serão satisfeitos (Mateus 5:6). A melhor forma de combater a injustiça é vivendo de maneira justa. Isso significa obedecer a Deus.
Ao longo de nossas vidas seremos confrontados muitas vezes com a escolha entre a justiça e a injustiça. Essa escolha poderá aparecer na forma de uma oportunidade de suborno, de fraude fiscal ou simplesmente de mentir para ganho próprio. O mundo oferece muitas tentações para se cometer injustiça. Nessas horas, precisamos lembrar que Deus não fica feliz com a injustiça. Escolher fazer o que é certo nem sempre é fácil mas é o melhor caminho (Romanos 2:6-8).
Nosso exemplo pessoal é importante e poderá motivar mais pessoas a abandonarem a injustiça. Também podemos ensinar aqueles que estão ao nosso cuidado (filhos, alunos, amigos...) a escolherem a justiça. Assim, estaremos combatendo ativamente a injustiça no mundo.
Além disso, quando temos a oportunidade e a autoridade, devemos confrontar a injustiça (Provérbios 31:9-10). Entre nossos pares e aqueles sobre quem temos autoridade, temos poder para impedir e corrigir a injustiça.
Como reagir quando alguém comete injustiça contra nós?
O primeiro impulso quando sofremos injustiça é procurar vingança. Mas a Bíblia diz que a ira do homem não produz a justiça de Deus (Tiago 1:19-20). Podemos buscar meios legítimos para restabelecer a justiça mas não devemos agir com ira e ódio. Isso apenas provocará mais injustiça.
Quando alguém comete injustiça contra nós, precisamos primeiro reconhecer a injustiça e trazer a situação para Deus. Ele é quem tem todo direito de fazer justiça. Quando entregamos o assunto a Deus, precisamos perdoar a ofensa, para que o rancor não cause mais destruição (Romanos 12:19).
Isso não significa que a pessoa que cometeu a injustiça deve escapar sem punição. Se a injustiça foi um crime, temos o direito de levar o assunto ao tribunal. Em outros casos, também podemos confrontar a pessoa, explicando que aquilo que fez foi errado. No entanto, em algumas situações, não temos a oportunidade de endireitar as coisas. Mesmo assim, podemos descansar seguros que Deus sempre faz justiça.
Injustiça aparece na Bíblia como sinônimo para iniquidade e pecado.
A injustiça desagrada a Deus. O Senhor é justo e justificador daqueles que creem em Jesus (Rm 3:26).
Não fique indignado se você sofreu alguma injustiça, Deus faz justiça aos injustiçados. Por vezes, como cristãos sofreremos a injustiça e prejuízos (1 Pedro 2:19), mas Deus é fiel. Ele te fará prevalecer.
A injustiça é pecado e ofende a Deus. Quem ama Jesus deve buscar agradá-lo, se afastando da injustiça e infidelidade. Deus recompensará cada pessoa de acordo com seu procedimento: quem escolhe a justiça terá uma boa recompensa, mas quem segue a injustiça será castigado.
Mas ainda há uma esperança para quem comete injustiça: Jesus pode perdoar a todos que se arrependem verdadeiramente e abandonam o mal. Ele morreu e ressuscitou para lhe salvar.
Deus dá uma segunda chance para quem se volta e se entrega completamente a Jesus. Seguindo os passos do nosso Salvador, escolheremos o caminho da justiça e retidão. Busque primeiramente o Reino de Deus e sua Justiça, crendo que todas as outras coisas serão acrescentadas (Mateus 6:33).
Injustiça na Bíblia
O Senhor faz justiça
e defende a causa dos oprimidos.
Salmos 103:6
Tu não és um Deus
que tenha prazer na injustiça;
contigo o mal não pode habitar.
Salmos 5:4
VER MAIS SOBRE O PODER DO JEJUM
Quem cometer injustiça receberá de volta injustiça, e não haverá exceção para ninguém.
Colossenses 3:25
Deus "retribuirá a cada um conforme o seu procedimento". Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça.
Faze-me justiça, ó Deus,
e defende a minha causa contra um povo infiel;
livra-me dos homens traidores e perversos.
Salmos 43:1
Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,
Romanos 1:18
Quem semeia a injustiça colhe a maldade;
o castigo da sua arrogância será completo.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
1 Coríntios 13:6
É melhor ter pouco com retidão
do que muito com injustiça.
Provérbios 16:8
mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
Romanos 3:26
Não se envolva em falsas acusações nem condene à morte o inocente e o justo, porque não absolverei o culpado.
para proclamar que o Senhor é justo.
Ele é a minha Rocha;
nele não há injustiça.
Salmos 92:15
"Não cometam injustiça num julgamento; não favoreçam os pobres nem procurem agradar os grandes, mas julguem o seu próximo com justiça.
Levítico 19:15
Os justos detestam os desonestos,
já os ímpios detestam os íntegros.
Provérbios 29:27
Não pervertam a justiça nem mostrem parcialidade. Não aceitem suborno, pois o suborno cega até os sábios e prejudica a causa dos justos.
Deuteronômio 16:19
Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.
Romanos 12:21
A testemunha falsa não ficará sem castigo,
e aquele que despeja mentiras
não sairá livre.
Provérbios 19:5
Neste assunto, ninguém prejudique seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já dissemos e asseguramos.
O Senhor repudia balanças desonestas,
mas os pesos exatos lhe dão prazer.
Provérbios 11:1
No meio dela está o Senhor,
que é justo e jamais comete injustiça.
A cada manhã ele ministra a sua justiça,
e a cada novo dia ele não falha,
mas o injusto não se envergonha
da sua injustiça.
Sofonias 3:5
"O jejum que desejo não é este:
soltar as correntes da injustiça,
desatar as cordas do jugo,
pôr em liberdade os oprimidos
e romper todo jugo?
Isaías 58:6
Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
1 João 1:9
Aquele que anda corretamente
e fala o que é reto,
que recusa o lucro injusto,
cuja mão não aceita suborno,
que tapa os ouvidos
para as tramas de assassinatos
e fecha os olhos
para não contemplar o mal, é esse o homem que habitará nas alturas;
seu refúgio
será a fortaleza das rochas;
terá suprimento de pão
e água não lhe faltará.
Isaías 33:15-16
Agora, que o temor do Senhor esteja sobre vocês. Julguem com cuidado, pois o Senhor, o nosso Deus, não tolera nem injustiça nem parcialidade nem suborno".
Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.
Hebreus 6:10
O homem que obtém riquezas
por meios injustos
é como a perdiz
que choca ovos que não pôs.
Quando a metade da sua vida
tiver passado,
elas o abandonarão,
e, no final, ele se revelará um tolo.
Jeremias 17:11
Senhor, meu Deus, se assim procedi,
se nas minhas mãos há injustiça, se fiz algum mal a um amigo
ou se poupei sem motivo o meu adversário, persiga-me o meu inimigo até me alcançar,
no chão me pisoteie e aniquile a minha vida,
lançando a minha honra no pó.
O fato de haver litígios entre vocês já significa uma completa derrota. Por que não preferem sofrer a injustiça? Por que não preferem sofrer o prejuízo? Em vez disso vocês mesmos causam injustiças e prejuízos, e isso contra irmãos!
1 Coríntios 6:7-8
Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,
1 Pedro 3:18
Continue o injusto a praticar injustiça; continue o imundo na imundícia; continue o justo a praticar justiça; e continue o santo a santificar-se". "Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.
Apocalipse 22:11-12
Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente.
"Ai daquele que obtém lucros injustos
para a sua casa,
para pôr seu ninho no alto
e escapar das garras do mal!
Habacuque 2:9
Eles abandonaram o caminho reto e se desviaram, seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o salário da injustiça,
2 Pedro 2:15
Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.
2 Tessalonicenses 2:10
Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.
"Ai daquele que constrói
o seu palácio por meios corruptos,
seus aposentos, pela injustiça,
fazendo os seus compatriotas
trabalharem por nada,
sem pagar-lhes o devido salário.
Jeremias 22:13
Eles receberão retribuição pela injustiça que causaram. Consideram prazer entregar-se à devassidão em plena luz do dia. São nódoas e manchas, regalando-se em seus prazeres, quando participam das festas de vocês.
Em seu meio há homens que aceitam suborno para derramar sangue; você empresta a juros, visando a lucro, e obtém ganhos injustos, extorquindo o próximo. E você se esqueceu de mim. Palavra do Soberano, o Senhor.
Ezequiel 22:12
O meu povo vem a você, como costuma fazer, e se assenta para ouvir as suas palavras, mas não as põe em prática. Com a boca eles expressam devoção, mas o coração deles está ávido de ganhos injustos.
Ezequiel 33:31
sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
Romanos 3:24
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.
Mateus 6:33
O fruto da justiça será paz;
o resultado da justiça será tranquilidade
e confiança para sempre.
Isaías 32:17