DOAÇÕES



 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
PASTORA: ROSINETE

52 Dias para uma Reforma Ministerial na Vidas de IvanildoRose


 52 dias de clamores e de busca, diariamente no propósito – semelhantemente a Neemias – trabalhando, lutando, superando, vencendo.

O muro ficou pronto em cinquenta e dois dias! Quando todos os nossos inimigos souberam disso, todas as nações vizinhas ficaram atemorizadas e com o orgulho ferido, pois perceberam que essa obra havia sido executada com a ajuda de nosso Deus (Neemias 6.15 e 16).

Proposito de Fé dos 52 dias. O que é impossível para você?

Os muros da sua vida espiritual estão arruinados? Em 52 dias Neemias reergueu muros que ficaram caídos por mais de 120 anos. Com desafios e ameaças, com determinação e um espírito excelente ele fez o que ninguém fez.

A restauração da sua vida está ao seu alcance, decida como Neemias. A determinação, o foco, a luta, a força que ele colocou, fizeram dele e de todas aquelas pessoas, pessoas vitoriosas. Os inimigos foram envergonhados, a situação foi mudada.

Agarre essa oportunidade, com o início no mês de julho, o Propósito de Fé dos 52 dias é uma oportunidade de restauração para milhares de pessoas.

O que está em ruínas na sua vida? Sua vida espiritual, sua família, sua saúde, sua vida financeira, sua vida sentimental?



Neemias foi um judeu que viveu durante o desterro do povo de Israel para a Babilônia. O relato preservado para nós no Antigo Testamento mostra como ele foi usado por Deus para liderar um movimento de reconstrução dos muros de Jerusalém. Ele revela que este homem alinhava seu coração com a vontade de Deus e queria agradá-lo. Ao ser confrontado com as notícias do seu povo, em sua terra natal, vivendo em humilhação e desgraça, ele age. E o que ele faz serve como exemplo para nós hoje. Mas tudo começa com a oração. Leia Neemias 1.1-11

 Caráter do líder


A realidade de Neemias, relativamente confortável na fortaleza de Susã, e a notícia sobre a miséria e desprezo vivida por seus compatriotas em Jerusalém, causam um grande impacto em Neemias. Sua reação revela alguns traços de caráter:

Quem? Neemias, uma comitiva de judeus liderada pelo irmão Hanani, Rei Artaxerxes, rei do Império Persa

Quando? Anos 446 B.C – 4 meses antes do “ano novo”.

Onde? Susã, um palácio de inverno do Império Persa.

Qual era o problema? Os judeus que restaram em Jerusalém após o exílio, viviam em miséria e desprezo.

Qual era a importância de um muro? Os muros das cidades antigas ofereciam proteção e dignidade. Uma cidade sem muros de proteção estava sujeita a invasões e saques sucessivos.

Qual era a situação daqueles que estavam sem muro? Desprotegidos, humilhados, desprezados, vivendo em miséria

Qual era a situação de Neemias? Protegido numa grande fortaleza e designado como oficial na corte do rei persa.

Se entristeceu profundamente porque foi capaz de ter empatia por seus compatriotas.



Ele poderia facilmente ter se esquivado da situação apresentada. Como um oficial importante atendendo ao rei, ele poderia ter raciocinado que não podia misturar as coisas. Tinha responsabilidades com esta terra e também com a sua família. Era inteligente, fiel e tinha conquistado aquele lugar de prestígio no exílio.

 Revelou que sua fé no Senhor Jeová não era intelectual apenas, mas viva e operante.


Empatia e fé viva ocorrem juntas em muitos casos. Como um homem de ação ele se volta para o Senhor, jejuando e orando. Como um servo do Senhor, ele reconhece sua responsabilidade para com seus compatriotas necessitados.

A oração do líder


Depois de quatro meses gastos em luto, oração e jejum, finalmente Neemias se prepara para expor para o rei o seu problema. A oração registrada em Neemias1.5-11 Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que o amam e obedecem aos seus mandamentos,
que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para ouvir a oração que o teu servo está fazendo dia e noite diante de ti em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado contra ti.
Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis que deste ao teu servo Moisés.
Lembra-te agora do que disseste a Moisés, teu servo: "Se vocês forem infiéis, eu os espalharei entre as nações,
mas, se voltarem para mim, e obedecerem aos meus mandamentos e os puserem em prática, mesmo que vocês estejam espalhados pelos lugares mais distantes debaixo do céu, de lá eu os reunirei e os trarei para o lugar que escolhi para estabelecer o meu nome".
Estes são os teus servos, o teu povo. Tu os resgataste com o teu grande poder e com o teu braço forte.
Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome. Faze que hoje este teu servo seja bem sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem. Nessa época, eu era o copeiro do rei.

 acontece no final destes quatro meses. A oração revela as principais convicções teológicas deste líder. Sua formação teológica é demonstrada por várias menções contidas no livro de Deuteronômio.

A oração tem endereço certo


Neemias se dirige ao “Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível.” Senhor, aplica-se somente ao Deus histórico, revelado a Abraão, Isaque e Jacó. Mas, “Deus dos céus,” e “Deus grande e temível” era uma saudação comum ao deus Marduque, considerado pelos babilônios como o deus protetor da cidade da Babilônia. A próxima parte da saudação Neemias 1.5 Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que o amam e obedecem aos seus mandamentos,

lança fora qualquer dúvida sobre com quem Neemias deseja falar: “que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!” Neemias 1.5,Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que o amam e obedecem aos seus mandamentos,

 veja 
 Deuteronômio. 7.9 Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e guardam os seus mandamentos.

 O Deus a quem Neemias dirige a sua oração é fiel e compassivo. Ele se importa com os que estão desprotegidos e fracos.
A oração tem confissão


“Faço confissão dos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti. Eu e a casa de meu pai pecamos” Neemias 1.6 que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para ouvir a oração que o teu servo está fazendo dia e noite diante de ti em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado contra ti.

 Ele não tenta se desculpar ou remeter a culpa às gerações passadas. Da queda de Jerusalém até Neemias, existe um espaço de 142 anos. Ele poderia ter pedido perdão pelos pecados de seus antepassados. Mas ele não entra no jogo de distribuir culpa para outros. Ele leva a sério a palavra de Deus registrada no Pentateuco e reconhece seu próprio fracasso em obedecê-la. Ele reconhece que ofendeu a Deus pessoalmente.

A confissão tem coração

Neste momento ele poderia seguir um de dois caminhos: o legalista ou o relacional. Numa relação legalista o ser humano tenta manipular a situação, usando a esperteza e manobras para obter o favor da deidade. Um jogo estratégico de astúcia, que envolve a mente mas não o coração. No entanto, Neemias escolhe o caminho relacional. Ele desejava servir ao Deus vivo, num relacionamento real, baseado em amor e numa experiência profunda com Deus, o Todo-Poderoso que transborda em graça e misericórdia. Ele se dirige a Deus como um servo com o qual o Senhor já tem uma longa história: “Eles são teus servos e o teu povo que resgataste com a tua grande força e com a tua forte mão” Neemias 1.10 Estes são os teus servos, o teu povo. Tu os resgataste com o teu grande poder e com o teu braço forte.


A confissão revela duas coisas sobre o coração de Neemias. 1 Humildade: ele se identifica com a situação de seus compatriotas, com o seu pecado, com a sua culpa e com o seu sofrimento. Ele assume o papel de um sacerdote para a comunidade tão distante intercedendo por eles. E isto confirma quem ele é: servo do Senhor. Sua posição como um oficial na corte do rei é só isto, uma posição, não a sua identidade. Neemias se identifica com o povo escolhido, apesar da humilhação pela qual este povo passa. E isto revela onde o seu coração está. 2 Coragem: Neemias não agiu por impulso. Foram quatro meses de oração e jejum. Ele não estava se colocando numa campanha superficial. Ele conhecia os riscos para a sua relação com o rei. Poderia, inclusive, perder a vida. Se mostrar triste na presença de um rei poderia ser visto como um insulto. Era uma atitude arriscada. Além disto, ele estava disposto a viajar até um lugar de destruição e miséria, longe da proteção do palácio.
A oração tem um pedido prático baseado em uma promessa
Primeiro ele pede para Deus se lembrar das suas próprias palavras fazendo referência a Deuteronômio. “E o Senhor vos espalhará entre todos os povos, desde uma extremidade da terra até à outra; e ali servireis a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; ao pau e à pedra” Deuteronômio. 28.64 Ele trará sobre vocês todas as temíveis doenças do Egito, e vocês as contrairão.

– Neemias 1.8 Lembra-te agora do que disseste a Moisés, teu servo: "Se vocês forem infiéis, eu os espalharei entre as nações,

 Por outro lado, ele se apressa a reiterar a promessa de reconciliação citando novamente o que está registrado em Deuteronômio: “Mas, se vocês se converterem a mim e guardarem os meus mandamentos, e os cumprirem, então, ainda que os seus desterrados estejam nos lugares mais distantes da terra, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que escolhi para fazer habitar o meu nome. Deuteronômio. 30.1-5 Quando todas essas bênçãos e maldições que coloquei diante de vocês lhes sobrevierem, e elas os atingirem onde quer que o Senhor, o seu Deus, os dispersar entre as nações,
e quando vocês e os seus filhos voltarem para o Senhor, para o seu Deus, e lhe obedecerem de todo o coração e de toda a alma, de acordo com tudo o que hoje lhes ordeno,
então o Senhor, o seu Deus, lhes trará restauração e terá compaixão de vocês e os reunirá novamente de todas as nações por onde os tiver espalhado.
Mesmo que tenham sido levados para a terra mais distante debaixo do céu, de lá o Senhor, o seu Deus, os reunirá e os trará de volta.
Ele os trará para a terra dos seus antepassados, e vocês tomarão posse dela. Ele fará com que vocês sejam mais prósperos e mais numerosos do que os seus antepassados.



Deuteronômio.12-6 – e levar holocaustos e sacrifícios, dízimos e dádivas especiais, o que em voto tiverem prometido, as suas ofertas voluntárias e a primeira cria de todos os rebanhos.

Neemias 1.9 mas, se voltarem para mim, e obedecerem aos meus mandamentos e os puserem em prática, mesmo que vocês estejam espalhados pelos lugares mais distantes debaixo do céu, de lá eu os reunirei e os trarei para o lugar que escolhi para estabelecer o meu nome".


O pedido prático de Neemias é: faça cumprir a sua palavra. Seja fiel à sua promessa nesta situação, hoje. Ele não estava tentando manipular a palavra de Deus para o seu próprio proveito. Ele estava orando e depositando toda a sua confiança naquelas promessas. Ele estava dizendo, “Senhor, eu sei que o seu caráter não mudou. Faz com que a sua promessa se cumpra agora, nesta situação”.
Em outras palavras ele estava dizendo algo assim: “Nós quebramos a nossa aliança com o Senhor. Nós o abandonamos em troca de outros deuses que nos pareciam mais agradáveis. Longe do Senhor nós perdemos o rumo e acabamos espalhados, em miséria e humilhação. Mas o nosso relacionamento com o Senhor vai além, é mais profundo. Nos arrependemos e confessamos o nosso pecado confiando no fato de que o Senhor é um Deus de misericórdia. Queremos voltar ao Senhor.
Queremos servir ao Senhor novamente. E o problema lá em Jerusalém não será solucionado se o Senhor não nos receber de volta como povo teu”. E ele termina “Estes ainda são teus servos e o teu povo que resgataste com o teu grande poder e com a tua mão poderosa. (…) Faze com que o teu servo seja bem-sucedido hoje e encontre misericórdia diante desse homem” Ne 1.10,11 .Estes são os teus servos, o teu povo. Tu os resgataste com o teu grande poder e com o teu braço forte.
Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome. Faze que hoje este teu servo seja bem sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem. Nessa época, eu era o copeiro do rei.

A oração integra a fé em Deus (em sua mão poderosa) e a responsabilidade pessoal.

Neemias entrega seu pedido nas mãos de Deus, e, ao mesmo tempo, coloca suas mãos à serviço da missão. A mão poderosa de Deus simboliza o poder de Deus para realizar a sua vontade. Neemias confia na palavra de Deus segundo a qual o seu desejo é o relacionamento restaurado. Na oração de Neemias, ele liga este desejo de um povo restaurado a um pedido pessoal que estará a serviço desta restauração. Neemias vai precisar da intervenção de Deus para obter o sucesso em sua missão. Diante da mão poderosa de Deus, o rei Artaxerxes é apenas “esse homem”.





Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.





Pastor: Ivanildo M. Regis & Pastora: Rosinete L. Regis
Compartilhamos os nossos Atos de FÉ aqui no Espaço de Proposito de fé aqui você achara vários Propósitos de IR em ação para lhe motivar a não ficar parado com sua fé precisamos esta constantemente em atividades porque os ataques espiritual do diabo não para como está Escrito: 

1 Pedro 5:8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
Se você não mudar a maneira de pensar continuará com a mesma vida que está
O Espaço de Proposito de Fé foi Criado com o proposito para motivar os novos com panheiros a exercitar suas Fé baseado na Escritura Sagrada como está Escrito: 

Tiago 1-22 – 25 Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, após olhar para si, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu, mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer. 

 PROPÓSITO

Todos temos um propósito de vida! Quanto antes você descobrir o seu e se sentir seguro com ele, mais fácil será tomar decisões e trilhar seu caminho.


OBJETIVOS

Objetivos são etapas a serem conquistadas para se chegar à finalidade maior, são relacionados a solução de problema e aproveitamento de oportunidades. Indicam “como” e “de que maneiras” que atingiremos o propósito “X”.


O propósito é algo que você sente e descobre qual é o seu, já os objetivos devem ser friamente calculados para construírem o caminho que você quer trilhar.


METAS

São etapas menores que juntas atingem um objetivo. Metas são extremamente racionais e possuem “de que maneira” podemos ou queremos atingir tal resultado. Nelas são presentes parâmetros e indicadores como datas, prazos, quantidades, intensidade etc.


Quando você tem claro qual é seu propósito de vida, você começa a traçar objetivos que se conectam e se alinham te levando numa mesma direção, fica fácil tomar decisões e então você cria metas de curto prazo precisas que contribuem efetivamente para sua evolução. Você se sente mais seguro, se torna mais produtivo e a vida ganha um sentido!

E aí? Já sabe qual é seu propósito de vida? Já escreveu suas metas e objetivos?




blogs